quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pesquisa diz que cigarro eletrônico ajuda parar de fumar

Os cigarros elêtronicos são uma ferramenta com potencial para ajudar a largar o fumo. Numa pesquisa conduzida pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, ele mostrou quase o dobro do resultado dos tradicionais produtos de substituição de Nicotina. O estudo foi publicado pelo “American Journal of Preventive Medicine”.
O cigarro eletrônico tem a aparência de um cigarro comum e funciona a bateria. Ao tragá-lo, o fumante inala uma solução vaporizada com nicotina, mas sem tabaco.
“Enquanto é reconhecido que a nicotina desempenha um papel no vício do cigarro, pouca atenção tem sido dada aos aspectos comportamentais do vício”, disse Michael Siegel, um dos autores do estudo. “Estes aparelhos simulam a experiência do fumo, o que aparentemente os faz efetivos como ferramenta para parar de fumar”.
A pesquisa
Foram ouvidas 222 que compraram o produto pela primeira vez de uma marca líder de mercado. Dentre os que responderam, 34,3% disseram que não estavam mais fazendo uso de nenhum produto com nicotina seis meses depois. O resultado médio de gomas de mascar e adesivos para o mesmo período de tempo varia entre 12% e 18%.
A grande limitação do estudo é que apenas 4,5% dos consumidores consultados responderam à pesquisa. Ainda assim, os cientistas que a conduziram consideram o resultado válido, pois foi a primeira amostra de dados que eles obtiveram de uma fonte imparcial.
Segundo eles, o cigarro eletrônico é uma “promessa de método para parar de fumar e vale ser estudado com técnicas de pesquisa mais rigorosas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário