Biomedicina





O que é?

É a “CIÊNCIA” que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre BIOLOGIA e MEDICINA, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, prevenção, diagnóstico e AJUDAR no encontro do tratamento específico.

Breve Histórico:

O curso de Biomedicina foi nomeado inicialmente de Ciências Biológicas – Modalidade Médica e teve seu início no ano de 1966 na antiga Escola Paulista de Medicina, hoje Universidade Federal de São Paulo.

O objetivo dessa graduação era formar profissionais aptos a atuarem como docentes nas diversas áreas biomédicas das quais havia uma notória carência, bem como formar pesquisadores e cientistas de potencial para a área médica.

A profissão dos biomédicos foi regulamentada na década de 70, e na década de 80 foram criados os conselhos regionais e federais de biomedicina. As leis que regem o curso de biomedicina e atuação do profissional são: Lei 6.684/79; Lei 6.686/79; Lei 7.017/82; Decreto 88.439/83; Lei 7.135/83; Representação 1256-DF/85 e resolução 86/86.

Dos primórdios do curso até os dias de hoje, observou-se o crescimento no numero de universidades que oferecem o curso de biomedicina, tal fato nos mostra a importância que o trabalho dos biomédicos representa para a sociedade, além de evidenciar a enorme colaboração prestada pelos profissionais atuantes na área.

Quem é o Biomédico?

Um profissional da área da saúde, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, o Biomédico tem condições de atuar em todos os níveis do setor, utilizando como base rigor científico e intelectual.

O Biomédico está preparado para o exercício de inúmeras atividades inerentes à área: já há mais de três dezenas de habilitações devidamente estabelecidas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, garantindo essa atuação.

A conduta do profissional Biomédico deve ser pautada por princípios éticos e pela compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio, orientando sua intervenção para a transformação da realidade em benefício da coletividade.

O Biomédico é capaz de se integrar com os demais profissionais da área, com competência para a promoção de saúde e prevenção de doenças, para execução técnica dos ensaios, interpretação, análise crítica dos resultados e gestão dos serviços laboratoriais, sempre orientado pela conduta ética e pelos interesses da sociedade brasileira.

Áreas de atuação: