terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Falta de sono pode causar infarto e AVC, diz estudo

Dormir pouco pode causar, a longo prazo, diversos problemas cardiovasculares, como infartos e acidentes vasculares cerebrais – também conhecidos como AVC’s ou derrames.  Este é o resultado de uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Warwick, na Inglaterra, publicada nesta terça-feira pelo "European Heart Journal".
Os pesquisadores acompanharam mais de 470 mil pessoas durante entre sete e 25 anos, em oito países diferentes. Segundo o professor Francesco Capuccio, um dos autores do trabalho, a rotina de dormir tarde e acordar cedo “é uma verdadeira bomba-relógio para a nossa saúde”.
“Se você dormir menos de seis horas por noite e tiver um sono perturbado, tem uma chance 48% maior de desenvolver uma doença cardíaca ou morrer dela e uma chance 15% de desenvolver um derrame ou morrer dele”, afirmou o cientista.
A Dra. Michelle Miller, coautora da pesquisa, apresentou uma explicação baseada na química. “A falta de sono crônica produz hormônios e substâncias no corpo que aumentam o disco do desenvolvimento de doenças cardíacas e derrames, ao lado de outras condições como pressão e colesterol altos, diabetes e obesidade”, apontou.
No entanto, os cientistas alertaram que dormir demais – mais de nove horas por dia – também pode ser indício de problemas de saúde, inclusive de doenças cardiovasculares. Para Capuccio, a pesquisa tem uma mensagem clara: “durma o que você precisa para ficar saudável e viver mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário