Microbiologia

Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência)
A Microbiologia é classicamente definida como a área da ciência que dedica-se ao estudo de organismos que somente podem ser visualizados ao microscópio. Com base neste conceito, a microbiologia aborda um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimensões reduzidas, que podem ser encontrados como células isoladas ou agrupados em diferentes arranjos. Assim, a microbiologia 
envolve o estudo de organismos procarióticos (bactérias, archaeas), eucarióticos(algas, protozoários, fungos) e também seres acelulares (vírus).



Esta área do conhecimento teve seu início com os relatos de Robert Hooke e Antony van Leeuwenhoek, que desenvolveram microscópios que possibilitaram as primeiras observações de bactérias e outros microrganismos a partir da análise de diversos espécimes biológicos. Embora van Leeuwenhoek seja considerado o "pai" da microbiologia, os relatos de Hooke, descrevendo a estrutura de um bolor, foram publicados anteriormente aos de Leeuwenhoek. Assim, embora Leeuwnhoek tenha fornecido importantes informações sobre a morfologia bacteriana, estes dois pesquisadores devem ser considerados como pioneiros nesta ciência. Recentemente foi publicado um artigo discutindo a importância de Robert Hooke para o desenvolvimento da Microbiologia. 

Esquema do microscópio construído por Robert Hooke e um esquema de um fungo observado por este pesquisador.


Réplica do microscópio construído por Leeuwenhoek e de suas ilustrações, descrevendo os "animálculos" observados.


Nas últimas décadas, houve uma "revolução" na microbiologia, a qual passou e ainda vem passando por profundas modificações, especialmente no que se refere aos conhecimentos sobre ecologia e classificação dos microrganismos.
Anteriormente, os microrganismos (principalmente os procarióticos) eram considerados seres unicelulares de comportamento independente, mesmo que fossem encontrados em agrupamentos contendo diversas células. Assim, a maior parte dos conhecimentos foram obtidos a partir de culturas puras. Isto é, o microrganismo era isolado da natureza e, após ser "separado" dos demais microrganismos, era cultivado em laboratório, gerando populações contendo um único tipo celular.
Hoje sabe-se que grande parte dos microrganismos vive em comunidades na natureza, compostas muitas vezes por inúmeros gêneros e espécies distintos, que cooperam entre si, como em uma cidade microbiana. Tais associações são denominadas biofilmes e exercem importantes atividades em nosso planeta.
Outra área que sofreu intensas modificações nas últimas décadas foi a classificação dos microrganismos. Esta área ainda vem sendo muito debatida mas, para os microbiologistas, é fundamental destacar um novo grupo, o qual foi por muito tempo foi considerado o "ancestral" das bactérias. Tal grupo corresponde ao domínio Archaea, que consiste em um grupo bastante peculiar de células procarióticas. Assim, é importante que tal tema seja melhor discutido.

Classificação dos seres vivos

Archaea: Composto por procariotos
Bacteria: Composto por procariotos
Eukarya: Composto por eucariotos


Classificação dos seres vivos, de acordo com Woese (1977)



A princípio, acredita-se que estes 3 domínios divergiram a partir de um ancestral comum.
Archaea: são organismos procariotos, anteriormente denominados arqueobactérias, porque foram incialmente isolados de ambientes inóspitos, considerados semelhantes ao ambiente existente quando a vida surgiu na Terra. Por esta razão, as archaeas foram durante muito tempo consideradas "fósseis vivos", como se fossem as formas ancestrais das bactérias existentes atualmente. Posteriormente, verificou-se que, embora vários membros deste grupo sejam, de fato, encontrados em ambientes extremos, muitos são isolados a partir de ambientes considerados "amenos", tais como solos, oceanos, trato intestinal de mamíferos, etc.

Bacteria: Corresponde a um enorme grupo de procariotos, anteriormente classificados como eubactérias, representadas pelos organismos que compõem a microbiota normal e invasora do homem e outros animais, e bactérias encontradas nas águas, solos, vegetais, ar e ambientes em geral.

Eukarya: No âmbito microbiológico, compreende as algas, protozoários e fungos (os animais e vegetais também pertencem ao domínio Eukarya).
As algas caracterizam-se por apresentarem clorofila (além de outros pigmentos), sendo encontradas basicamente nos solos e águas.
Os protozoários correspondem a células eucarióticas, não pigmentados, geralmente móveis e sem parede celular, nutrindo-se por ingestão e podendo ser saprófitas ou parasitas.
Os fungos são também células sem clorofila, que apresentam parede celular, realizam metabolismo heterotrófico, e nutrem-se por absorção.

Como mencionado anteriormente, os vírus são também abordados pela microbiologia, embora sejam entidades acelulares, que não apresentam metabolismo próprio, sendo dependentes de uma célula hospedeira. 

3 comentários:

  1. OLÁ BIOMÉDICO DOUGLAS...!! TUDO BEM...??
    SOU BIÓLOGO A 25 ANOS, VIAJANDO NO SEU MATERIAL ACHEI-O MUITO BOM E JÁ DIVULGUEI P. VÁRIAS ALUNAS DO CURSO DE SAÚDE...SEU TRABALHO É FUNDAMENTAL.
    GRATO...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sou de São Luis Ma, estudante de Biomedicina e pretendo ser microbiologista. Amei seu blog. Parabéns

    ResponderExcluir