domingo, 17 de abril de 2011

Mania de arrancar cabelos é doença causada por ansiedade, diz médico

Principal sintoma da tricotilomania é arrancar fios de cabelos e pelos do corpo (Foto: Adriana Justi)
No caso de Silvana Nunes, de 28 anos, a mania de arrancar cabelos era constante. "Eu comecei a arrancar alguns fios enquanto assistia à televisão e na hora de dormir, que eram momentos em que eu ficava relaxada. Só me dei conta que precisava procurar um médico quando o meu namorado notou que isso estava virando rotina e eu estava ficando com falhas no cabelo", explicou.
Silvana disse também que ficou assustada quando foi consultar um psicólogo. "Ele me disse que o que eu tinha não era simplesmente uma mania e sim, uma doença. Eu fiquei desesperada porque ele me explicou que eu teria que fazer um tratamento de meses", explicou.
O caso de Silvana é característico da tricotilomania, um transtorno de falta de controle de impulsos. O hábito de arrancar fios de cabelo ou pelos do corpo é feito inconscientemente. Em alguns casos, a doença pode levar à calvície 'alopecia' (quando há falhas entre os cabelos). Em casos extremos, a doença pode chegar à calvície total.
O psicoterapeuta Mário Negrão contou que o principal sintoma da tricotilomania é a ansiedade acompanhada de tensão. Para os 'tricotilômanos', essa sensação é aliviada quando um fio de cabelo ou pelo é arrancado inconscientemente, causando prazer.
"No Brasil, 47% dos casos de tricotilomania são diagnosticados em mulheres. A doença pode iniciar desde criança e normalmente atinge a fase adulta até os 29 anos", afirma Negrão.
Há situações em que tudo começa quando a pessoa arranca um fio da sobrancelha  (Foto: Adriana Justi)
A doença pode ser comparada a outros transtornos de controle de impulso, como a piromania (mania de colocar fogo nas coisas) e ao jogo patológico (mania incontrolável de apostar em jogos de azar)."Os tricotilômanos procuram cabelos diferenciados para puxar, como os mais curtos ou mais grossos, por exemplo, que doem mais quando são arrancados, causando uma sensação maior de prazer. Há situações em que tudo começa quando a pessoa arranca um único fio da sobrancelha (de brincadeirinha) até a coisa ficar mais séria, quando ela arranca vários e de qualquer parte do corpo, principalmente da cabeça", explica.
Tricofagia
Negrão explicou também que a tricotilomania torna-se grave quando, além de arrancar os cabelos, a pessoa passa também a engolir os fios.
Essa ação é chamada de 'tricofagia' e, dependendo do caso, pode gerar um "tricobezoar" - quando é formado um 'bolo' de cabelo no estômago. A tricofagia pode se manifestar principalmente em crianças e causa enjoo e perda de peso. Nesse caso, é necessária uma cirurgia para retirar.
Depois do diagnóstico, o tratamento é feito por um médico terapeuta comportamental com medicamentos depressivos e ansiolíticos para os adultos e, no caso das crianças, com sessões de terapia.
Tratamento
O primeiro passo para descobrir a tricotilomania é ir ao dermatologista. A doença só é diagnosticada depois do médico descartar três hipóteses - esquizofrenia, retardo mental e depressão associada a algum tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário