segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Fumaça de lareiras pode causar doenças do coração e câncer

A lareira ou o fogão à lenha são boas formas de manter os lares aquecidos durante os meses de inverno, porém a fumaça resultante da queima da madeira é perigosa para a saúde assim como os gases liberados pelos motores dos veículos. Segundo pesquisa divulgada pelo site do jornal britânico Daily Mail, inalar as invisíveis partículas da fumaça pode causar problemas cardíacos e câncer.
A pesquisa do cientista dinamarquês Steffen Loft sugere que pequenas manchas no ar provocadas pela fumaça são similares às partículas criadas pelo escape dos veículos e pelas usinas termelétricas, que causam problemas cardíacos, asma, bronquite, câncer e outros danos à saúde. A equipe do estudioso analisou e comparou partículas do ar em um vilarejo da Dinamarca, onde muitas residências usam fogões à lenha, com uma área rural vizinha onde havia poucos fogões e comprovou os danos aos moradores.
"As partículas da queima da madeira podem certamente causar doenças cardíacas ou doenças pulmonares. Nas células humanas que foram expostas à fumaça, substancial parte do DNA sofreu danos e mudou de lugar. Isso é comparável com os efeitos das partículas liberadas pelo tráfego", afirmou o cientista. Segundo ele, a escala de risco ainda não é conhecida, mas em lugares onde a queima da madeira é usada para cozinhar ou aquecer nos dias de inverno, a fumaça é a principal causa da doença.
Segundo o estudioso, há formas de reduzir os danos causados pela fumaça dos fogões e das lareiras, utilizando apenas madeira seca, cortada em pequenos pedaços e assegurando um bom suprimento de ar para a combustão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário