segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cientistas produzem vacina que pode combater todas as variações de gripe


Cientistas britânicos testaram com sucesso em humanos uma vacina que poderá combater todas as variações de gripe, informou nesta segunda-feira (7) o jornal inglês ‘The Guardian’.

A nova vacina, desenvolvida por cientistas da Universidade de Oxford, se diferencia dos tratamentos tradicionais por concentrar seu trabalho nas proteínas dentro do vírus da gripe, em vez de no seu revestimento externo.

As proteínas dentro do vírus são semelhantes em todas as variações e menos propensas a sofrer mutações, ou seja, novas vacinas não teriam que ser desenvolvidas para cada nova cepa da doença.

As vacinas tradicionais estimulam o corpo a produzir anticorpos para combater a gripe, enquanto o novo tratamento, desenvolvido pela equipe liderada pela pesquisadora Sarah Gilbert, estimulam a produção de células T, que identificam e matam as células infectadas.

“Uma quantidade menor de pessoas que foram vacinadas tiveram gripe em relação às que não foram vacinadas”, disse a pesquisadora. “Nós tivemos uma indicação de que a vacina protegeu as pessoas, não só pelo número de pessoas com gripe, mas também ao olhar para as suas células T antes de elas terem a doença.”

Segundo Gilbert, nos voluntários que foram vacinados, as células T foram ativadas e preparadas para combater [o vírus da gripe].

Se desenvolvida com sucesso, a nova vacina pode prevenir surtos como a recente pandemia da gripe A (H1N1), que custou ao governo britânico 1,2 bilhões de libras (R$ 3,2 bilhões) em pesquisas para desenvolvimento de uma vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário