segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Comer frutas pode reduzir risco de doença de Parkinson, diz estudo

Frutos como o mirtilo ajudam na remoção de toxinas do cérebro, segundo estudo. (Foto: Jim Clark / Creative Commons 2.0)
Uma pesquisa divulgada pela Academia de Neurologia norte-americana mostra que o consumo de bagas (conhecidas como "berries" em inglês) e frutas como laranjas e maças pode diminuir as chances de uma pessoa desenvolver a doença de Parkinson.
A pesquisa, financiada pelos Institutos de Saúde norte-americanos (NIH, na sigla em inglês), contou com quase 130 mil voluntários, que foram acompanhados durante pelo menos 20 anos.
Os cientistas usaram dados de questionários respondidos pelos participantes sobre o consumo de flavonoides, substâncias presentes nas frutas e indicadas na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.
Os resultados finais do estudo será apresentado durante o encontro anual da academia, em Honolulu, no Havaí, entre 9 e 16 de abril. Durante o extenso tempo de pesquisa, 805 pessoas desenvolveram a doença, que causa rigidez e tremores involuntários nos portadores.
Segundo os pesquisadores, este é o primeiro estudo a relacionar o consumo de alimentos com flavonoides com a doença de Parkinson. Os flavonoides atuam como antioxidantes e também podem ser encontrados em chocolates e em frutas cítricas como a toronga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário