quarta-feira, 23 de março de 2011

Vacinação contra raiva em cães e gatos começa em julho em 8 estados

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (23) o calendário de vacinação de cães e gatos contra a raiva.
De acordo com o ministério, a campanha será realizada em duas etapas: em julho, em oito estados, e em setembro, em outros 16 e no Distrito Federal (veja tabela a baixo).
Rio Grande do Sul e Santa Catarina não fazem campanha porque não têm circulação do vírus da raiva, segundo o ministério.
Ao todo, o governo federal vai adquirir 32 milhões de doses de vacinas, que começam a ser distribuídas no mês de maio para os estados.
A meta do ministério é aplicar a vacina - produzida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná - em cerca de 29 milhões de animais.
Segundo o Ministério da Saúde, todas as vacinas utilizadas na campanha passam por testes e, só depois de aprovadas e liberadas pelo Ministério da Agricultura, serão distribuídas para os estados.
No ano passado, a campanha de vacinação contra a raiva foi suspensa em todo o país depoisde constatadas reações à vacina
Neste ano, durante a vacinação, haverá um sistema de monitoramento, com notificação em formulário eletrônico para o Ministério da Saúde em casos de reações à vacina
O CALENDÁRIO DA CAMPANHA *
JulhoSetembro
AlagoasAcre
CearáAmapá
MaranhãoAmazonas
Mato GrossoBahia
PernambucoDistrito Federal
PiauíEspírito Santo
Rio Grande do NorteGoiás
SergipeMato Grosso do Sul
 Minas Gerais
 Pará
 Paraíba
 Paraná
 Rio de Janeiro
 Rondônia
 Roraima
 São Paulo
 Tocantins
Rio Grande do Sul e Santa Catarina não fazem campanha porque não têm circulação do vírus da raiva.
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário