quinta-feira, 31 de março de 2011

Brasil adquire tecnologia de medicamento para transplantados

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica suíça Roche assinaram nesta quarta-feira (30) um protocolo de intenções. Pelo acordo, o Brasil vai adquirir a tecnologia para produzir micofenolato de mofetila, hoje comercializado com o nome de Cellcept.
O medicamento é um imunossupressor, ou seja, ajuda no combate à rejeição de órgãos transplantados. Pode ser usado ainda no tratamento de doenças autoimunes – aquelas em que o próprio sistema de defesa ataca o organismo.
A patente pertence à Roche e, com o protocolo de intenções, deve ser assinado em breve um contrato com a compra da tecnologia. Com o negócio, o Farmanguinhos, laboratório da Fiocruz, acredita que conseguirá produzir até 20 milhões de comprimidos por ano dentro de um período de cinco anos, quando deve ser concluída a transferência de tecnologia.
“Haverá redução gradativa do preço”, afirma Hayne Felipe da Silva, diretor do Farmanguinhos. Segundo ele, o medicamento está entre as prioridades do Ministério da Saúde e é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, a compra da tecnologia representará uma redução de gastos por parte do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário