sexta-feira, 25 de março de 2011

Cientistas desvendam como o câncer cria resistência à quimioterapia


Uma pesquisa da Universidade do Estado da Louisiana, nos EUA, conseguiu entender um mecanismo pelo qual os tumores se defendem da quimioterapia e da radioterapia. A descoberta pode ser um passo importante no desenvolvimento de novas técnicas que aumentem a eficiência dos tratamentos contra o câncer.
Nos experimentos, os cientistas usaram a cisplatina – uma droga quimioterápica normalmente aplicada como primeiro combate contra vários tipos de câncer. Eles descobriram que a redução da produção de uma proteína específica, chamada BIN1, altera o processo de reparo de DNA e, portanto, o desenvolvimento do tumor.
“Nosso estudo providencia um mecanismo forte e inédito pelo qual o câncer adquire resistência ao dano no DNA”, acredita Daitoku Sakamuro, professor de patologia da Universidade da Louisiana que liderou a equipe de pesquisadores.
Além de oferecer um caminho para futuros estudos, a descoberta pode ajudar a prever a eficiência que um tratamento pode ter em cada paciente por meio da avaliação dos níveis dessa proteína, sugerem os pesquisadores.
O estudo foi divulgado pela revista “Science Signaling”, da Associação Americana para Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário