sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sete dias após transplante de coração, Patrick apresenta quadro estável

Patrick coração artificial (Foto: Reprodução / TV Globo)
Uma semana após ser submetido a umacirurgia de transplante de coração, o menino Patrick Hora Alves, de 10 anos, apresenta quadro estável. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC), na Zona Sul do Rio, onde o menino está internado.
De acordo com o hospital, apesar de estável, Patrick ainda se encontra em período crítico, com suporte renal e respiratório. Os médicos obesevaram melhora progressiva desde que o suporte cardíaco foi retirado, na última quarta (20). O paciente permanece sedado, e seu coração continua funcionando sem o auxílio de aparelhos.
Cirurgia foi um sucesso, diz médico
Na sexta-feira (15), o cardiologista do hospital, Alexandre Siciliano, classificou como um "sucesso" o transplante, mas reiterou que se trata de uma cirurgia de alto risco. Segundo ele, Patrick ficará, no mínimo, 30 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do hospital e precisará tomar remédios para a vida toda.
De acordo com o diretor do INC, Marco Antonio Mattos, cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais trabalharam no processo de transplante do menino.
Patrick foi a primeira criança do Brasil a conviver com um coração artificial por cerca de 30 dias. O diretor explica que Patrick sofria de uma doença genética chamada miocardiopatia restritiva. Desde então, ele teve dois coágulos no coração e o órgão acabou se deteriorando, após uma das cirurgias para a retirada do coágulo. O coração artificial poderia ficar no corpo da criança por até três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário