quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pesquisa aponta que cérebro encolhe antes da manifestação de Alzheimer

Uma pesquisa norte-americana apontou que o cérebro das pessoas que têm mal de Alzheimer começa a sofrer alterações até uma década antes dos primeiros sinais de demência. Os resultados do estudo da Faculdade de Medicina de Harvard foram publicados pela “Neurology®”, revista científica da Academia Norte-americana de Neurologia.
Durante anos, os pesquisadores fizeram exames de ressonância magnética em pessoas sem nenhum sinal de Alzheimer nem problemas de memória. Eles focaram as medições nas áreas do cérebro que sabidamente são afetadas pela doença.
“Esta medição é um marcador potencialmente importante de mudanças prévias no cérebro associadas ao mal de Alzheimer, que poderiam ajudar a prever quem pode desenvolver a demência associada à doença e, possivelmente, quanto tempo levará até que ela se desenvolva”, afirmou Bradford Dickerson, autor da pesquisa.O número de casos do mal de Alzheimer foi significantemente maior nas pessoas cujas áreas do cérebro monitoradas apresentaram as menores medidas.
“Estes são resultados preliminares que ainda não estão prontos para serem aplicados fora do espaço acadêmico, mas estamos otimistas de que esse marcador possa ser útil no futuro”, avaliou o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário